quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma

O STF decidiu que jornalista não precisa mais ter diploma para exercer a profissão...

Com 8 votos a 1, o STF derrubou a exigência do diploma de jornalismo. Essa obrigatoriedade tinha sido imposta por um decreto-lei de 1969, época em que o País era governado pela ditadura militar...

Eu tenho absolutamente certeza de que isso foi pressão dos donos de jornal, tv e rádio, para forçar a queda no valor pago ao profissional do Jornalismo...e com isso, o que acaba acontecendo, e a criação de um perigoso precedente...

Como disse a jornalista Luciana Pombo em seu Blog: "Fico imaginando a quem recorrer na hora em que se for intimidado? Ou esses radialistas de plantão, que se pensam jornalistas (e agora o são) vão segurar a onda, sem medo de morrer?"

Eu que acabei de ouvir de meu filho que ele pensa em fazer faculdade de Jornalismo, oq ue digo para ele? "Não faça não, não é preciso!"

É verdade que existem excelentes profissionais na imprensa que não possuem o diploma, que aprenderam o que sabem nas redações de jornais, escrevendo, aprendendo a pautar, enfim, vendo a coisa acontecer de dentro...

Mas esses são exceções...

Falo isso com a liberdade que este Blog me permite...e pelo fato de que, não sou Jornalista (Posso até ser beneficiado com a medida), mas não posso ficar calado com ações desta natureza...

Será que, se fossem com os senhores advogados, essa lei seria aprovada?

Bom...o "Banzé" está armado...

Vamos ver no que vai dar!!!

4 comentários:

Rogério Baetas disse...

Thomaz
Eu acho que o STF abriu um precedente terrivel, pois agora, como saberemos qual a profissão que vai precisar de diploma ou não?
Esse tipo de decisão me preocupa muito

Antonio Pedro disse...

Thomaz
Eu acho que é uma boa essa decisão, tem muita gente boa por ai, que não consegue espaço pq não tem o diploma.
Enquanto que tem muito jornalista que só tem o diploma, competência que é bom, nenhuma!

Thomaz Campos disse...

Rogério...

Concordo contigo...o precedente é muito perigoso, sei que alguns excelentes profissionais serão beneficiados...

Mas não é essa a principal questão...a questão está na grande influência das empresas nas decisões da Suprema Corte, isso sim, preocupa!!!

Abraços!!!

Thomaz Campos disse...

Antonio...

Não concordo com vc...o precedente é perigoso, a influência externa das grandes empresas no STF ficou explicita...

Isso é muito perigoso para o regime democrático!!!

Sempre existirão bons e maus profissionais, a questão está na essência da questão!!!

Mas o debate é rico e deve continuar mais para frente!!!

Abraços!!!

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...