terça-feira, 10 de novembro de 2009

Para se pensar...

Essa matéria saiu no jornal "O Globo", escrita por Demétrio Weber:

"Das dez questões de conhecimentos gerais comuns às 27 carreiras avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), domingo, quatro fazem elogios a ações do governo federal .

Uma delas, a número 5, menciona o impacto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sobre o meio ambiente. Na prova de Comunicação Social, aplicada a universitários de seis carreiras, entre elas jornalismo, a questão 19 cita diretamente o presidente Lula. A questão foi criticada por professores universitários e pelo presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade.

O enunciado diz que Lula foi criticado pela mídia ao afirmar que a crise financeira mundial seria uma marolinha no Brasil. Mas, continua, "agora é a imprensa internacional que lembra e confirma a previsão de Lula".

- Está mais para relações públicas e propaganda do que para uma prova com o objetivo de verificar o conhecimento dos estudantes. A pergunta confirma a opinião do presidente, o que acho discutível. Não é um consenso que a crise tenha sido superada. Para quem perdeu o emprego, foi uma baita de uma crise - disse Andrade"


Pitaco do Blog: Muito preocupante esse tipo de coisa, colocar como "Verdade" ou como o "Correto" apenas opções favoráveis ao governo, cheira a prática nazista de propaganda....

4 comentários:

Antonio Pedro disse...

Thomaz
Esse ENADE também me preocupou muito.
A forma como as questões fora elaboradas, é pura apologia ao governo
E isso é muito perigoso.
Abraços

Josiane Nogueira disse...

Thomaz
Eu fiz a prova e, de fato, as questões eram muito tendenciosas!

Thomaz Campos disse...

Antonio...

Esse governo se caracteriza por somente fazer isso...se auto elogiar!!!

Isso é meio caminho para o Totalitarismo!!!

Abração!!!

Thomaz Campos disse...

Josiane...

Quem bom que alguém que fez a prova tenha esa consciência...

Espero que os universitários não se calem perante esse absurdo!!!

Beijos!!!

Frase do Dia!!!

"Signore, dammi la forza di cambiare ciò che può essere cambiato ... Dimissioni per accettare ciò che non può essere cambiato ... ...