sábado, 23 de outubro de 2010

Salve o Rei!!!!

Dia 23 de Outubro de 1940, na pequena cidade mineira de 3 Corações, nascia um Rei, um Rei negro, um Rei pobre, mas um Rei de multidões, um Rei brasileiro, um Rei Eterno...nessa data nascia Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé!!!

Como os leitores do Blog sabem, eu sou comentarista esportivo e antes disso, um apaixonado por futebol e devo essa paixão ao que vi, ouvi e presenciei do mágico futebol brasileiro, de suas glórias, vitórias e também de suas derrotas e de suas agruras...E essa paixão é responsabilidade muito grande de Pelé, de suas jogadas, dos seus mais de 1.200 gols, de suas conquistas que representaram a idéia de um Brasil grande, de um Brasil que não tinha limites e que podia tudo...

Era esse Brasil campeão do mundo de futebol, de basquete, da Bossa Nova, dos "50 anos em 5" de Juscelino, da construção de Brasilia, enfim, de um País cada grande, que saia do obscurantismo da Era Getulio para a Era do Desenvolvimento, do crescimento. E foi nesse contexto que, na Copa do Mundo da Suécia em 1958, aquele menino de 3 Corações foi coroado Rei, pela imprensa esportiva européia, assombrada com aquele garoto alegre, genial, "endiabrado", que maravilhava o mundo com suas jogadas de outro mundo!!!!

Depois veio 1962, o título quase sem jogar no Chile devido a contusão, o fracasso de 1966 na Inglaterra e ao mesmo tempo tinham as glórias do Santos Futebol Clube, que antes de Pelé era apenas um time médio que havia ganho apenas 2 campeonatos paulistas e que depois do Rei, se tornou o maior time de futebol que o mundo viu jogar...ganhou tudo o que pôde, o que quis e exibiu sua magia pelos 4 cantos do mundo!!!

Veio 1970, o ano da consagração máxima, o terceiro título mundial conquistado no México, o encanto sendo transmitido ao vivo para todo o mundo, era o reinado de Pelé chegando aonde antes não era possível. O mundo inteiro se curvava ante sua Majestade!!!

Nos 188 anos de República no Brasil, nunca houve um Rei como Pelé, o ser humano mais conhecido no mundo, o homem que fez parar guerras, que fez do futebol uma forma real de ascenção social no País. Esse é Pelé, do Santos, do Brasil, do Mundo e que no dia de hoje completa 70 anos...

Parabéns ao Rei!!!

Nenhum comentário:

Parada!!!

Amigos do blog..devidos a questões pessoais, vou dar uma parada nas postagens aqui da página...quem sabe eu volte a escrever em breve!!!