quarta-feira, 8 de julho de 2009

Indignação

Recebi um e-mail do leitor do blog e amigo, Odilon Cunha, fazendo um verdadeiro desabafo sobre a atual conjuntura política do País...

Achei interessante compartilhar com todos:

"GOVERNABILIDADE... O que é isso?

Eu sempre achei que governabilidade fosse um sinônimo de seriedade, de transparência, de compromisso com a sociedade e de um enorme grau de responsabilidade com a coisa pública.

Não consigo conceber governabilidade como sinônima de safadeza, de acordos escusos, para poder preservar políticos que não respeitam seus eleitores nem os desígnios democráticos de nosso País. Minha indignação vem à tona em meio esse enorme processo de escárnio e de vergonha pelo qual passa a nossa Republica, seja no senado ou no governo federal.

Um País em que “Atos Secretos” são considerados normais, em que “mensalão” é considerado prática de governo e onde as autoridades são omissas ou coniventes, não podemos ficar conformados, ficar quietos!

A sociedade não suporta mais tanta impunidade, tanta corrupção e nenhum respeito com nada que tenha ligação com honestidade e seriedade!

Não posso ser ingênuo de acreditar que ninguém no Palácio do Planalto ou no Senado Federal soubesse de nada, que tudo aconteceu por responsabilidade de funcionários da casa.

Tudo que aconteceu durante todos esses anos, nada mais é, do que, um reflexo da maneira absurda com que nossos representantes são eleitos e como os mesmos utilizam de seus mandatos.

Sei que safadeza não está relacionada diretamente com o sistema político, mas que a forma como está constituído nosso sistema político, muitos conseguem burlar leis, criar “teias” de corrupção tão bem elaboradas, que fica difícil para ser investigada ou para que possa ser desbaratada.

A imprensa vem fazendo sua parte, mesmo sabendo que muitos órgãos de imprensa ainda estão a serviço dos poderosos, mas muitos jornalistas sérios ocupam o papel de denunciantes e de apontadores das mazelas de nossos dirigentes, mesmo aqueles que, usam a imprensa para chegar ao poder, esses estão aos poucos sendo desmascarados pela opinião pública.

Mas somente isso não basta, é preciso que toda a sociedade organizada se levante, não aquelas entidades que estão servindo como “aparelho” para partidos políticos, falo das sérias entidades de nossa sociedade, falo de cada um de nós, usando de todos os meios possíveis para combater aqueles que não sabem representar seus eleitores, que não honram o mandato ao qual foram escolhidos. Somente com muita organização, com muita manifestação.

Poderemos dar um basta em todo esse “mar de lama” que envolve a política brasileira.
Peço desculpas pelo meu desabafo, mas minha indignação é compartilhada por muitos, mas que talvez não tenham a oportunidade de expressar isso tudo.

Vou continuar “gritando” contra todas essas safadezas que assolam nossa política, seja no âmbito federal, estadual ou municipal!"

4 comentários:

Antonio Pedro disse...

Thomaz
Concordo com o texto, acho que o caminho é esse, temos que reclamar, fiscalizar e tomar as redeas do País!
Abraços

Luciano Araujo disse...

Thomaz
Li o texto, creio que não se pode pensar em outra maneira de contribuir com a melhoria do País, se não for participando ativamente de tudo o que acontece em nossa volta. Não podemos deixar que somente os políticos definam nosso futuro.

Thomaz Campos disse...

Antonio...

Também concordo...

Abração!!!

Thomaz Campos disse...

Luciano...

Você tem razão, se não fizermos nada, a coisa vai continuar do jeito que está!!!

Abração!!!

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...