segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Determinar horários...

Os consumidores paranaenses podem ser poupados do assédio de vendedores por telefone em horas impróprias, sobretudo à noite.

A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em primeira discussão, um projeto regularizando o atendimento das empresas prestadoras de serviços e de venda de produtos que operam através de telefone – o telemarketing.

O projeto, do deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), determina que o contato telefônico com o consumidor seja realizado entre as 9 e as 20 horas em dias de semana, e das 10 às 19 horas nos fins de semana.

“Hoje, eles ligam altas horas da noite, não respeitam fins de semana e atormentam a vida do consumidor. É preciso ter uma lei rigorosa para proteger as pessoas de uma publicidade abusiva e a prestação de um serviço inadequado”, justificou Plauto Miró.

Os operadores de telemarketing também serão obrigados a se identificar pelo nome e sobrenome ao cliente e a fornecer o número de matrícula da empresa que fornece o serviço ou o produto ao consumidor.

A proposta determina ainda que as empresas de telemarketing forneçam informações que não puderam ser respondidas na hora do atendimento num prazo de até 24 horas após a chamada pelo cliente.

O operador de telemarketing, segundo Plauto, não poderá deixar o cliente sem resposta, e deve fornecer endereço para correspondências no caso de pedidos de informações, reclamações e cancelamento de serviços.

As empresas que desrespeitarem a lei estarão sujeitas ao pagamento de multa no valor de 300 Unidades de Referência Fiscal (Ufirs), o equivalente a R$ 319 na primeira infração, e de 600 UFIRs, se houver reincidência.

2 comentários:

Viviane Hansen disse...

Excelente! O telemarketing de algumas empresas estava realmnete excendo todos os limites de horário. Ligavam 9 da noite e inclusive nos domingos obrigando nós consumidores dar outras desculpas além das tradicionais: "ele está trabalhando, está na aula etc rs....". Haja critividade para ludibriar as insistências deste povo!

beijo

Thomaz Campos disse...

Vivi...

Todo o exagero é prejudicial, portanto, deve ser evitado...

Espero que a lei que regula o setor possa disciplinar esse serviço!!!

Beijos!!!

Frase do Dia

"Δεν είναι αδρανής μόνο αυτός που δεν κάνει τίποτα, αλλά και αυτός που θα μπορούσε να κάνει κάτι καλύτερο" (Não está ocioso apen...