domingo, 9 de março de 2014

A importância da terceira via...


A cada dia que passa torna-se visível a polarização nas eleições para o governo do Paraná, a disputa fica a cada dia mais acirrada entre o governador Beto Richa (PSDB) e a senadora Gleisi Hoffmann (PT), com trocas de farpas e com articulações que envolvem a utilização de blogueiros, articulistas e fakes. Essa disputa reflete aquilo que no âmbito nacional, também se desenha entre a presidente petista Dilma Rouseff e o senador tucano Aécio Neves.

Mas vamos nos ater a situação daqui da terrinha,  não vejo essa polarização como saudável para a democracia. A falta de opção para o eleitor é algo que não acrescenta nada de positivo para um processo democrático de qualidade, mesmo sabendo que teremos algumas candidaturas de pequenos partidos, alguns sectários demais outros apenas para conseguir algum tipo de visibilidade perante o eleitor paranaense. Nas articulações que envolvem esse processo todo, vejo o PMDB como o grande fiel da balança, o partido que pode contribuir de alguma forma, para que o disputa se torne mais legitima.

O partido no Paraná está em uma disputa interna visceral e explicita pelo controle da legenda, de um lado o ex-governador Orlando Pessutti e as bancadas estadual e federal, do outro, o senador Roberto Requião e alguns aliados. A tendência dos deputados do partido é uma aliança com o governador Beto Richa, já o senador Roberto Requião defende a candidatura própria da legenda.

Não sou do PMDB e também não tenho nenhum compromisso com qualquer um dos lados envolvidos na disputa para o governo do estado, por isso me sinto a vontade para defender a candidatura do senador Roberto Requião ao governo do Estado. sei que ele não é nenhum ator novo no processo, já possui um eleitorado mais do que consistente e um discurso que é bem conhecido dos paranaenses, mas o fato é que, a sua candidatura representaria um fato político importante nesse processo eleitoral que caminha para se tornar um referendo a atual governo e isso não é bom para a democracia.

Enquanto puder, defenderei a candidatura Requião, não quer dizer que ele seja,  já de cara,  a minha opção ao governo, mas a sua candidatura é de extrema importância para que o jogo democrático possa ser jogado de forma mais aberta e cara para o eleitor. O paranaense precisa de uma terceira via e essa via consistente, é a candidatura Requião.

Muito amigos meus talvez não compreendam essa minha posição, não estou fazendo isso como objeto de propaganda para o senador Requião, a minha preocupação é com a forma que está tomando esse processo para o governo do Estado. tanto Beto, quanto Gleisi, precisam de uma candidatura que possa questiona-los, que o debate possa ser ampliado. Onde as discussões não fiquem restritas aos "avanços" do governo Estadual ou Federal.

Requião acrescentaria um "tempero" a mais nesse processo, ele tem toda as características de um candidato que possa influenciar uma parcela importante da sociedade e isso tem que ser oferecido como opção ao eleitor paranaense. espero, sinceramente, que o senador Requião consiga sair candidato ao governo nesse ano, mesmo acreditando que essa possibilidade seja cada vez mais remota, gostaria muito de ver Requião na disputa.

3 comentários:

Anônimo disse...

Odeio Roberto Requião, mas entendo seu ponto de vista. Concordo com vc.

Anônimo disse...

Requião é também "terceira via nacional", caso os partidos se acordem e lancem candidaturas próprias para todos os cargos do Excecutivo"; Eu, como PTBista e Paulista que sou, quero recomendá-lo à próxima convenção, à Presidência da República " - "Como a terceira via - A via da Soberania Nacional";

Thomaz Campos disse...

Meu caro Anônimo...

Não se no campo federal ele tenha chance de emplacar uma candidatura, mas seria bem interessante também...

Boa sorte em sua convenção!!!

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...