terça-feira, 10 de outubro de 2017

Gramsci: Da Arte à "Pedofilia"! 3

Continuando a série de textos sobre Antonio Gramsci, quero começar a abordar um pouco do conteúdo de sua obra, de seu pensamento e o tamanho dessa influencia nos dias de hoje. tanto no aspecto político, mas principalmente no aspecto cultural...

Pois bem, como vimos anteriormente, Gramsci não concordava com a maneira que a doutrina marxista era empregada por seus dirigentes e começou a analisar de que forma poderia contribuir para que a doutrina marxista pudesse lograr existo, mesmo sabendo que Marx havia cometido erros de avaliação (erros feios, por sinal), Antonio cultivava, em seu intimo, a ideia de que poderia contribuir com a doutrina nem que para isso, tivesse que atacar alguns dogmas do movimento.

Seu primeiro ponto a ser avaliado era de como se tornar hegemônico, com uma doutrina que anteriormente só havia utilizado do medo e da violência para se impor. Gramsci deduziu que o mundo ocidental havia sido saturado pelo Cristianismo por mais de 2000 anos e que o Cristianismo ainda dominava o pensamento do ocidente e a conduta moral da Europa e nas Américas. Na prática...a civilização e o Cristianismo se encontravam intimamente ligados. O Cristianismo havia se tornado tão presente no cotidiano das pessoas, até os não cristãos que viviam em terras cristãs, que se tornava uma barreira quase insuperável para um novo tipo de civilização, a tal civilização revolucionária que os marxistas sonhavam implantar.

Todas as tentativas de derrubar essa barreira tinham sido em vão e acabaram gerando uma força de reação maior ainda. Devido a essa reação, Gramsci avaliou que seria necessário um ataque mais sutil ao inimigo, nada de ataques frontais e abertos, era necessário entrar na mente coletiva da sociedade de forma gradativa, durante anos e anos, buscando moldar essa mente para que saísse dos padrões cristãos e fosse se adequando cada vez mais ao ideário preconizado pelos marxistas.

Mas tinha algo mais além disso...

Enquanto que os marxistas-leninistas tinham um asco em relação aos esquerdistas que não eram comunistas, Gramsci entendeu que era necessário unir forças com esses segmentos, o que seria essencial para uma vitória comunista. Na época de Gramsci...esses esquerdistas eram organizações "anti-fascistas", sindicatos e grupos políticos socialistas. Hoje em dia, esses segmentos são: Feministas, grupos anti-policia, ambientalistas extremistas, grupos de direitos civis, congregações religiosas esquerdistas e por ai vai. estes grupos, ao lados dos comunistas confessos e sob a inspiração de Gramsci, acabaram criando uma frente unida para transformar e subverter a cultura Cristã.

Resumindo...a proposta de Gramsci era bem simples, consistia na renovação da metodologia comunista e a racionalização e adequação das estratégias ultrapassadas de Marx. É importante colocar que Gramsci tinha uma visão futura extremamente marxista e ele acatava a visão de mundo marxista, a diferença estava na forma como essa visão de mundo chegaria a vitória. Gramsci escreveu:

"...Pode e deve existir uma "hegemonia política" mesmo antes de se assumir o poder governamental, e de modo a que se possa exercer a liderança política ou hegemônica, não se pode contar apenas com o poder ou com a força material que são dadas pelo governo."

Gramsci quis dizer que cabe ao marxista conquistar a mente e o coração das pessoas e não somente depositar as esperanças somente na força ou no poder.

Além de tudo isso, Gramsci deixou claro à todos os marxistas que era necessário deixar de lado alguns de seus preconceitos de classe na sua luta pelo poder, procurando até absorver elementos característicos das classes burguesas. Antonio chamou esse processo de: "A absorção da elite das classes inimigas". Isso não somente fortaleceria o marxismo com sangue novo, como enfraqueceria o inimigo ao causar nele a perda de talento. Trazer o melhor dos filhos e filhas da burguesia e coloca-los sob a influencia comunista, escreveu Gramsci: "Resultará na sua decapitação, tornando-as impotentes" (ele se refere ai as forças anti-marxistas).

Resumindo a estratégia de Gramsci...não seria através da força bruta ou do terror que se transformaria o mundo em uma sociedade melhor (na visão dele, uma sociedade comunista, obvio). Em vez disso, será conquistando a mente e o coração das pessoas e "roubando" as mentes mais talentosas do inimigo que o marxismo irá triunfar e chegaremos ao "paraíso na terra", proposto por Marx. (entendem o porque de tantos jovens e artistas criativos serem tão inclinados a ser "de esquerda"???)

No próximo texto eu quero falar sobre como a doutrina de Gramsci afeta até mesmo os segmentos não marxistas, criando verdadeiros "escravos voluntários" ou a conhecida "massa de manobra" que é tão comum nos dias de hoje, seja nos movimentos de esquerda, nas igrejas ou até mesmo nos grupos que querem combater o comunismo...mas isso é assunto para outro texto... (segue)


Nenhum comentário:

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...