terça-feira, 2 de maio de 2017

Homenagem à John Cazale

Os meus amigos sabem o quanto eu "idolatro" a saga "O Poderoso Chefão" , o primeiro filme eu já assisti mais de 80 vezes (devo uma sessão com o amigo Caho Lopes), pois bem,  neste ano de celebração dos 45 anos de exibição da primeira, das três obras primas de Coppola, eu quero aproveita ara fazer uma homenagem ao grande John Cazale, um dos maiores atores de sua geração e que teve uma vida breve, porém, cheia de intensidade.

 O “Poderoso Chefão” foi seu primeiro filme. E, no total, ele só teve tempo de aparecer em cinco filmes. Morreu cedo,  em 1978, com apenas 42 anos.

Interpretando a personagem  Fredo, o irmão idiota e desprezado pelos Corleone, Cazale protagonizou algumas das cenas mais clássicas do filme. Por exemplo, quando Michael (Al Pacino) ensina a Fredo o lugar dele ao lado da família, depois do irmão tomar partido de Moe Green, o dono de cassinos que o havia empregado. 

A cena final de Fredo no segundo filme é um dos momentos mais marcantes da história do cinema (assistam, vale a pena).

Fora os dois primeiros filmes da saga dos Corleone, Cazale participou , também ao lado de Pacino, em “Um dia de cão”, de Sidney Lumet. Fez ainda outro filme com Coppola, “A conversação”. E, já doente, fez “O Franco Atirador”. Neste último filme, Cazale já se encontrava debilitado pelo câncer ósseo, que acabou levando o ator à morte.

Cazale possuía uma interpretação extremamente marcante e, ao mesmo tempo, com toques de doçura e leveza que fizeram dele um dos maiores atores que Hollywood produziu na década de 1970. Deixou uma bela carreira e cinco grandes filmes. Todos são grandes obras do cinema. Todos os filmes interpretados por Cazale concorreram ao Oscar de melhor filme.

Quantos atores fizeram cinco obras-primas em sua carreira?

2 comentários:

Unknown disse...

Ótimo texto, meu amigo! Forte abraço!

Thomaz Campos disse...

Grato por prestigiar o Blog, Padrinho!!!

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...