Novo jeito
Passei esse final de semana andando pelas ruas de Curitiba, aproveitando os belos dias de sol que aconteceram aqui na capital paranaense. Uma caminhada pela cidade é sempre boa para pensar na vida, para refletir sobre decisões a serem tomadas e principalmente para observar as pessoas. Gosto de observar as pessoas andando de um lado ao outro, em sua pressa de sábado e sua preguiça de domingo. Percebi muitas famílias passeando de bicicleta, pela ciclovia do centro (tão questionada) e dai me veio uma observação que julgo importante para comentar aqui: Eu vi membros da secretaria de esportes nas ruas, orientando as pessoas e distribuindo material de educação e conscientização do uso da ciclovia e não apenas pessoas com bandeirinhas que indicavam a existência do espaço.
Mas o amigo leitor irá se perguntar: O que isso tem de importante? A importância esta na mudança de postura da administração municipal, do jeito de tratar o cidadão. Não enxergo mais aquela distância quase “imperial” da gestão passada em relação as pessoas, hoje eu percebo que existe uma orientação para que cada membro da gestão dialogue com a população (não que isso seja algo inédito, mas tem muito tempo que não acontecia), que não se tome decisão nenhuma, sem que haja um estudo prévio e uma consulta á sociedade. Confesso que não sei se isso vai perdurar até o final dessa administração, acredito que o prefeito Gustavo Fruet tenha esse desejo, mas existem coisas na política que não dependem apenas da vontade do gestor. Porém o que começo a constatar é que essa característica de administração veio para ficar e tem tudo para se transformar na “marca” dessa administração.
Torço muito para que esse “novo jeito” se espalhe por todas as administrações municipais do Paraná, que cada prefeito passe a dialogar mais com a população e não somente faça aparições públicas em eventos ou inaugurações. Que viva de fato o dia a dia da cidade (em cidades menores isso é mais fácil, em função do próprio tamanho, mas mesmo assim, muitos prefeitos depois de eleitos, se isolam da população). O prefeito e os vereadores são os políticos mais próximos do cidadão. São eles os primeiros a sentir a real necessidade da sociedade em que vive, mas para isso acontecer de fato, é necessário está atento ao que acontece na cidade e para isso, tem que manter uma aproximação grande com a população.
Sinceramente eu espero que a prefeitura de cada um de vocês, caros leitores, esteja mais próxima do que a gestão anterior, que o dialogo esteja acontecendo e que essa nova gestão seja melhor que a anterior (mesmo que o gestor seja o mesmo), para que o Paraná seja um estado onde a população tenha mais respeito por parte de seus governantes e cada vez mais, cumpra o seu dever de fiscalizar e cobrar melhorias para todos e não somente para um pequeno grupo.
Uma ótima semana para todos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário