segunda-feira, 4 de março de 2013

Coluna na Gazeta 24 Horas


Novo jeito

Passei esse final de semana andando pelas ruas de Curitiba, aproveitando os belos dias de sol que aconteceram aqui na capital paranaense. Uma caminhada pela cidade é sempre boa para pensar na vida, para refletir sobre decisões a serem tomadas e principalmente para observar as pessoas. Gosto de observar as pessoas andando de um lado ao outro, em sua pressa de sábado e sua preguiça de domingo. Percebi muitas famílias passeando de bicicleta, pela ciclovia do centro (tão questionada) e dai me veio uma observação que julgo importante para comentar aqui: Eu vi membros da secretaria de esportes nas ruas, orientando as pessoas e distribuindo material de educação e conscientização do uso da ciclovia e não apenas pessoas com bandeirinhas que indicavam a existência do espaço.
Mas o amigo leitor irá se perguntar: O que isso tem de importante? A importância esta na mudança de postura da administração municipal, do jeito de tratar o cidadão. Não enxergo mais aquela distância quase “imperial” da gestão passada em relação as pessoas, hoje eu percebo que existe uma orientação para que cada membro da gestão dialogue com a população (não que isso seja algo inédito, mas tem muito tempo que não acontecia), que não se tome decisão nenhuma, sem que haja um estudo prévio e uma consulta á sociedade. Confesso que não sei se isso vai perdurar até o final dessa administração, acredito que o prefeito Gustavo Fruet tenha esse desejo, mas existem coisas na política que não dependem apenas da vontade do gestor. Porém o que começo a constatar é que essa característica de administração veio para ficar e tem tudo para se transformar na “marca” dessa administração.
Torço muito para que esse “novo jeito” se espalhe por todas as administrações municipais do Paraná, que cada prefeito passe a dialogar mais com a população e não somente faça aparições públicas em eventos ou inaugurações. Que viva de fato o dia a dia da cidade (em cidades menores isso é mais fácil, em função do próprio tamanho, mas mesmo assim, muitos prefeitos depois de eleitos, se isolam da população). O prefeito e os vereadores são os políticos mais próximos do cidadão. São eles os primeiros a sentir a real necessidade da sociedade em que vive, mas para isso acontecer de fato, é necessário está atento ao que acontece na cidade e para isso, tem que manter uma aproximação grande com a população.
Sinceramente eu espero que a prefeitura de cada um de vocês, caros leitores, esteja mais próxima do que a gestão anterior, que o dialogo esteja acontecendo e que essa nova gestão seja melhor que a anterior (mesmo que o gestor seja o mesmo), para que o Paraná seja um estado onde a população tenha mais respeito por parte de seus governantes e cada vez mais, cumpra o seu dever de fiscalizar e cobrar melhorias para todos e não somente para um pequeno grupo.
Uma ótima semana para todos!!!

Nenhum comentário:

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...