terça-feira, 25 de outubro de 2016

Suus 'Vestri Vitium

O título desta postagem vem do Latim e em uma tradução coloquial, seria como: "A culpa é tua". Usei esse termo para expressar a minha indignação com fatos quem estão ocorrendo nas escolas e universidades destes País e mais precisamente, com mais uma infeliz declaração da senadora Gleisi Hoffmann PT/PR.
A referida senadora compartilhou ontem, em sua página do facebook uma nota  de uma tal de  "Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia", em atribui aos pais  a total responsabilidade pelo cenário de guerra em que se transformou as ocupações nas escolas do Paraná.  
Um dos trechos diz:
“RESPONSABILIDADE: Tanto o MBL, como o corpo docente e os pais serão obviamente os únicos responsáveis por essa exposição da integridade física dos adolescentes em risco, mas, sabemos, irão querer se esquivar se algo de ruim acontecer.Considerando essa situação de emergência que já ocorre em muitas escolas do Paraná, sugerimos NOTIFICAR O CORPO DOCENTE E ATÉ OS PAIS de alunos via SMS ou Whatsaap mesmo (porque é válido), dessa irresponsabilidade criminosa e barbárie que estão cometendo e que serão integralmente responsáveis civil e criminalmente.”
Ontem, um adolescente de 16 anos foi assassinado, segundo a polícia, em uma escola estadual de Curitiba ocupada há 20 dias por estudantes. O adolescente foi morto por outro colega, de 17 anos, que também estava na ocupação do Colégio Estadual Santa Felicidade. Segundo a Secretaria da Segurança, os dois se desentenderam após terem usado uma droga sintética, “balinha”, dentro do colégio.
O Colégio Estadual Santa Felicidade é um das 800 unidades de todo o Estado (de um total de 2.000) ocupadas em protesto contra a medida provisória do governo Michel Temer (PMDB) que prevê a reformulação do ensino médio, com flexibilização do currículo, com disciplinas optativas nas redes pública e particular. Cabe ressaltar que, a maioria dos estudantes que foram ouvidos, não sabiam explicar porque eram contrários á tal PEC, se limitando apenas a bradarem palavras de ordem e chavões típicos das massas de manobra, tão comuns nos chamados "Movimentos Sociais".
O que Gleisi faz é buscar atribuir ao "outro" (no caso, seus adversários e quem ao lado deles se posicionar) tudo aquilo de ruim e nefasto que venha a ser praticado por ela ou por seu grupo político e aliados,a  antiga tática leninista de desqualificação do oponente. Até quando a sociedade brasileira, em especial, a paranaense vai aturar esse tipo de prática? Será que mais de nossos adolescentes devem morrer para que se tome alguma atitude contra esses oportunistas que manipulam e se apropriam da "verdade absoluta", como se a mesma existisse?
Para mim chega, o que posso responder à senadora Gleisi é: Suus 'Vestri Vitium

Nenhum comentário:

Uma vez Flamengo...por que não os outros

Entramos em uma semana importantíssima para o futuro do futebol brasileiro. E não falo apenas por ser mais uma decisão de Libertadores (...